quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pensa bem,

    Um dia eu ainda explodo de tanto pensar. Ou implodo, numa nuvem de pensamentos avoados voando, imagens e histórias, e hipoteticamente falando, hipóteses. Com sentimentos, muitos não consentidos em seres sentidos, e todos sem sentido algum. 
    Um dia eu ainda explodo, porque uma simples discordância na regra geral já me torna uma grande filósofa e pensadora, imaginando qual seria a melhor saída pra esse labirinto que, ao invés de altos muros, é feito de pequenas pedras. Dá pra ver a saída, dá pra ver o final, mas mesmo assim o caminho se torna confuso, mutável, pulável. Às vezes o caminho mais fácil se torna chato, e, sem querer, juro!, eu me perco por outros.
    Mas, pensando bem, literalmente, o fato de podermos pensar, e sabermos disso, é o que nos diferencia do resto das coisas. Se não houvéssemos pelo menos a nós mesmos dentro dessa carcaça, dessa cabeça oca, não teríamos mais nada.
    Desculpem-me: cabeça oca não. Cabeça cheia de minhocas emaranhadas que se tornaram desculpas para quem tem medo de viver e também pra quem vive a vida mais do que os que descobriram essas minhocas interligadas dentro da cabeça já-não-mais-oca. Desculpa pros lerdos, pros loucos, pros tolos, pros inteligentes em demasiado. E tudo isso mais em que eu pensei agora.
    Um dia eu ainda explodo de tanto pensar, porque um dia todo mundo morre. Um dia eu ainda explodo de tanto pensar por aqueles que não pensam tanto assim e por aqueles que não sabem ao menos pensar. Só usam as minhocas bagunceiras pra fazer bagunça nas minhocas emaranhadas dos outros.
    É por isso que eu ainda explodo de tanto pensar: Porque, nesse momento, eu estou pensando em coisas que podem acontecer daqui a muitos anos, em coisas que vão acontecer nesse momento, em coisas que aconteceram, em coisas que eu posso fazer acontecer. Não dá pra viver o presente sem lembrar do passado e do futuro. É insano pensar que algumas pessoas vivem inconsequentemente e sem pensar que os pensamentos delas só pensam... em nada. Pensamento é raciocício e lógica, é criatividade e espontaneidade. Quem não tem preocupação, tristeza, preguiça, é porque não pensa que tem. E não tem. E não vive.
    Pensando agora, eu devia parar de me preocupar em pensar tanto. Porque, no pensamento é que a vida surge e é no mundo físico que ela se torna verdade. Só tenho que parar de pensar pra agir, daí sim seria um grande avanço para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário