sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Uma certa essência

  Uma coisa que eu sempre tive certeza é de que esse colégio era único, e que faria de tudo para manter a sua essência. Foi o primeiro do estado à uns anos, e hoje, parece estar à beira do abismo pelos olhos dos alunos. 
  Não há nada mais lindo do que ensinar Educação Ambiental na prática. Estudar a história cultural do mundo inteiro através das pesquisas e das artes cênicas. O que está sobrando para nós agora? Bem, eu acredito que quem faz a escola são os alunos. Certo? Então por quê acabar com a maioria dos projetos sem NOS procurar? Sem pedir a NOSSA opinião sobre isso? 
  Sinceramente, Querido Colégio, a essência inovadora que vocês diziam ter está se perdendo totalmente através dos anos. Não só dos anos. Através dos meses, das semanas, dos dias. Algo ou alguém está levando essa essência pro lixo de fora. Chutando, mandando embora. Logo nós seremos só mais um colégio em que as pessoas entram sete da manhã e saem cinco da tarde cansados. Com a bunda quadrada de tanto ficar sentado. Seremos gordos, ignorantes, irracionais. Agindo somente pelo óbvio. Aceitando, desentendendo. 
  Sabe quem é que segurava essa essência nas mãos? E mostrava isso pros alunos? O cara da foto aí ao lado. O querido Profº Tonhão, que tanto nos ensinava sobre o céu, as estrelas, e todos esses gigantes que nos rodeam. ERA ELE que mantinha os ideais desse colégio que agora está pior. E, sabe o que aconteceu? Um belo dia, dia de férias, ele foi demitido e nada foi passado aos alunos. Tudo aconteceu por baixo dos panos e todos os atores ensaiaram a cara de "Aconteceu alguma coisa?"
Podem surgir notas altas, pode aumentar o numero de prêmios. Mas, se continuar assim, a minha consideração, o meu amor, a minha força de vontade só vai diminuir. Menos, cada vez menos. Falo por mim e por muitas outras pessoas que, diante das novidades de hoje, abriram a boca para tentar falar alguma coisa e não conseguiram, pois o baque foi grande.
  Colégio Engº Juarez de Siqueira Britto Wanderley, onde está a sua essência diferencial agora?

5 comentários:

  1. e a história que nem passou por nós direito ainda, onde é que foi? ♪

    o que fazia o colégio ter bons resultados, era a vontade e o prazer que os alunos sentiam em estar no colégio, e o amor que os fazia ir tão bem nos vestibulares.... com tanto remorso e repressão, a tendência é perder o prestígio, e diminuir os resultados ;/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse colégio parece ser maravilhoso, queria eu ter estudado em um colégio assim. Pena que sua essência está se perdendo :/
    Tem selo pra ti no meu blog
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. - Podecree!

    Lembro-me dos dias de Juarez. Amava tudo no Colégio: Projeto afinado, os estagiários que nos faziam rir, como o Ishi/Física, os cafés que davam pão com peito de peru e mussarela de búfala.. hauehauheuae

    Brinks. Eu sei... O colégio mudou a essência. Estão deixando que os alunos deixem de aprender com o cotidiano e aprendam com as apostilas; Aulas a mais, menos interação... Pena.

    Sinto por vcs. Sinto pelo meu Juju.

    ResponderExcluir
  4. Thaíx, você simplesmente traziu meus pensamentos. Claro, ainda há muito a se dizer, tanta coisa intalada... Mas por hora, gostaria de pedir para postar seu texto nos meus blogs. Posso?
    Beeeijo.

    ResponderExcluir
  5. Lógico que pode, Nan! Eu ia ficar muito muito feliz de ter um post meu no seus blogs :D

    ResponderExcluir